Associação Brasileira de Cinematografia abre inscrições para o Prêmio ABC 2024

Abc24 Premio Redes Sociais 2560X1440 E1701454498421

A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) anuncia a abertura das inscrições para o Prêmio ABC 2024. As pessoas interessadas em participar devem preencher o formulário de inscrição até 31/01/2024 no site da ABC para as seguintes categorias:

– Melhor Direção de Fotografia Longa-Metragem Ficção

– Melhor Direção de Fotografia Longa-Metragem Documentário

– Melhor Direção de Arte Longa-Metragem Ficção

– Melhor Montagem Longa-Metragem Ficção

– Melhor Montagem Longa-Metragem Documentário

– Melhor Som Longa-Metragem Ficção

– Melhor Som Longa-Metragem Documentário

– Melhor Direção de Fotografia Curta-Metragem

– Melhor Direção de Fotografia Série de TV

– Melhor Direção de Arte Série de TV

– Melhor Som Série de TV

– Melhor Direção de Fotografia Videoclipe

– Melhor Direção de Fotografia Filme Publicitário

– Melhor Direção de Fotografia Filme Estudantil

Nesta edição, podem concorrer produções lançadas em 2023. Não há necessidade da(o) profissional ser associada(o) da ABC para inscrever trabalhos no Prêmio ABC 2024, porém será cobrada uma taxa de R$120,00 por cada trabalho inscrito por profissional não associada(o). Profissionais mulheres e profissionais autodeclaradas(os) pretas(os), pardas(os), indígenas, com deficiência e trans terão 50% de desconto na taxa de inscrição. A categoria de Melhor Fotografia para Filme Estudantil está isenta da cobrança de taxa mesmo o trabalho sendo de estudante não associada(o).

O Prêmio ABC deste ano tem uma mudança em relação ao sistema de recebimento dos arquivos dos trabalhos inscritos: não haverá mais o upload, mas sim o envio de links do Vimeo ou Google Drive (ou da plataforma de streaming para as séries de tv).

No caso de Curta-metragem, Filme Publicitário, Videoclipe e Filme Estudantil deverá ser enviado um link com opção para download do filme na íntegra. No caso de Longa-metragem e Série de TV deverá ser enviado um link com opção para download de até 10 minutos do filme ou episódio (trailer, promo, sequência ou montagem) e ainda é sugerido o envio do link do filme ou episódio na íntegra para apreciação do júri. Os trabalhos poderão ser disponibilizados já na ficha de inscrição ou posteriormente por meio de um link enviado no e-mail de confirmação da inscrição até o dia 06/02/2024.

Com exceção da categoria para Filme Estudantil, que é avaliada pela Diretoria da ABC, os trabalhos vencedores serão escolhidos através de votação das(os) sócias(os) da ABC, em dois turnos. O primeiro turno será realizado entre os dias 01/03/2024 e 19/04/2024, por comissões específicas para cada categoria, e os sete trabalhos mais votados em cada categoria vão para a votação final, entre todas(os) associadas(os) aptas(os) a votar, que escolherá os sete trabalhos finalistas e o vencedor e será realizada entre os dias 21/04/2024 e 10/05/2024.

As regras para todas as categorias podem ser conferidas no regulamento no site da ABC: https://abcine.org.br/eventos/premio-abc-2024/ 

A cerimônia de premiação acontece no dia 18 de maio na Cinemateca Brasileira em São Paulo.

Semana ABC 2024

O Prêmio ABC é a cerimônia de encerramento da Semana ABC, que acontece na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, de 15 a 17 de maio. O evento trará na sua programação diversas mesas de debates, como as tradicionais voltadas à direção de fotografia, educação, som, direção de arte e montagem, além da Exposição de Equipamentos e Serviços.

A Semana ABC é um evento anual, aberto ao público, promovido desde 2002, que tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do audiovisual novas tendências de trabalho e novas tecnologias, e gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior, além de outras atividades.

Em breve, a programação completa poderá ser consultada no site da ABC: abcine.org.br

A Semana e Prêmio ABC 2024 são realizados pela Associação Brasileira de Cinematografia e Cinemateca Brasileira.

ABC

A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro. Hoje são mais de 450 associadas e associados e uma série de atividades realizadas, como oficinas e master classes. Através de um fórum, da Sessão ABC, Prêmio ABC, Semana ABC e do Informe ABC, boletim eletrônico enviado a cerca de duas mil pessoas, procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.

CINEMATECA BRASILEIRA

A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social.

O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.

Total
0
Shares
Prev
Código de Ética e Conduta Profissional da ABC
Capayoutube

Código de Ética e Conduta Profissional da ABC

Next
Cinemateca Brasileira apresenta a Mostra Mulheres Pioneiras no Cinema
Cbs Id Sapatos 1024X576.Jpg

Cinemateca Brasileira apresenta a Mostra Mulheres Pioneiras no Cinema

Recomendado