Mostra Um Giro pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil acontece no Rio de Janeiro

As Aventuras Do Aviao Vermelho

Depois de um final de semana de estreia animado no Centro Cultural Banco do Brasil, a mostra Um Giro Pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil continua, a partir de quinta-feira, sua programação com a exibição de 50 filmes da Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Espanha, França, Itália e Suíça – quase todos dublados em português. São produções de curta, média e longa-metragem, de animação, documentário e ficção, que trazem em suas histórias a importância da tolerância, tema desta edição da mostra. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil

Em pleno período de férias escolares, as crianças poderão, além de assistir os filmes, participar de atividades recreativas no foyer às sextas (menos no dia 12/01), sábados e domingos, às 16h. No próximo sábado (13/01), a atriz e bailarina Sémada Rodrigues promove uma tarde com movimento e dança ao som do frevo na atividade “É Frevo, pirráia!”; e, no domingo (14/01) a atriz, cantora e circense Amarilis Irani realiza uma oficina de perna de pau, para toda a família.

A programação inteira é gratuita. Os ingressos para os filmes podem ser retirados na bilheteria ou no site do CCBB. Para as atividades, é só chegar no horário e participar.

“É uma oportunidade para as crianças explorarem temas como diversidade, inclusão, respeito ao outro e ao meio ambiente, buscando inspirar os espectadores a valorizar a aceitação e a compreensão mútua, independente das diferenças culturais, sociais ou individuais. São filmes que fogem da linguagem padronizada, a que tanto estamos acostumados, e que apresentam produções fantásticas e enredos maravilhosos”, comenta a curadora Carina Bini.

A mostra Um Giro Pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil também acontece no CCBB Belo Horizonte, de 4 de janeiro a 4 de fevereiro (quinta a domingo), e no CCBB São Paulo, de 13 de janeiro a 4 de fevereiro (quarta a domingo). Ela já foi realizada no CCBB Brasília, em outubro de novembro de 2023.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO DE FILMES

Serão exibidos os longas-metragens brasileiros As aventuras do avião vermelho, baseado na obra de Érico Veríssimo; e, em sessões com legenda descritiva, Tito e os Pássaros, premiado no Anima Mundi e nos festivais de Chicago e Havana, além de ter sido pré-indicado ao Oscar 2019 na categoria de “Melhor Animação”. Uma seleção de curtas, com tradução para LIBRAS, e três episódios de Tiago e Ísis – E os Segredos do Brasil, com legendas descritivas, completam a programação nacional.

As produções europeias marcam presença com animações francesas recentes e premiadas, como os longas-metragens A Viagem do Príncipe; Calamity; Yakari – A fantástica viagem e o média Vanille; os curtas suíços A Raposa e o Pássaro, Domingo, O último dia do outono, Cérebro Perdido e Marea;ea série italiana Winx Club – A Magia da Itália, um sucesso desde 2004. Ainda do velho continente, o destaque da Espanha fica com o longa musical Valentina, sobre uma garota com síndrome de Down que sonha em ser trapezista; e, da Alemanha, vem Hurricane, Livre como o Vento, sobre os cuidados com os animais.

Lost and Found, vencedor de seis prêmios, incluindo o BAFTA de Melhor Animação (2009), está entre os representantes da Austrália. Dos nossos Hermanos argentinos, a mostra apresenta 13 filmes de curta-metragens, de animação e documentário, produzido pela TV pública Pakapaka, dedicada ao público infanto-juvenil; e o longa de ficção Natacha, dirigido por Eduardo Brito.

Sobre o CCBB RJ

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e pensamento. Em 34 anos de atuação, foram mais de 2.500 projetos oferecidos aos mais de 50 milhões de visitantes. Desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil. O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes. 

Conheça a programação: bb.com.br/cultura

Classificação indicativa de todos os filmes: LIVRE

Total
0
Shares
Prev
27ª Mostra Tiradentes anuncia programação
Mussum O Filmis

27ª Mostra Tiradentes anuncia programação

Next
Rio de Janeiro recebe mostra Maratona Nordeste Fantástico
Abjetas 288

Rio de Janeiro recebe mostra Maratona Nordeste Fantástico

Recomendado