Semana ABC 2025 encerra com masterclass da diretora de arte Inbal Weinberg

Mesa12 Site 2025

A Semana ABC encerra sua programação deste ano no dia 16 de maio, às 18h30, com a masterclass “Um olhar global sobre a direção de arte”, ministrada pela diretora de arte Inbal Weinberg.

Inbal Weinberg falará sobre seu processo criativo, sua experiência como cofundadora do “Production Designers Collective” e a busca pela articulação da Direção de Arte pelo mundo. Nascida em Israel e radicada em Nova York, Inbal estudou Cinema na Universidade de Nova York, onde se concentrou em Direção de Arte. Seus créditos cinematográficos incluem os premiados filmes “Rio Congelado”, “As Vantagens de Ser Invisível”, “Pariah”, de Dee Reese, e “Beasts of No Nation”, de Cary Fukunaga. Ela colaborou com o diretor Derek Cianfrance nos filmes indicados ao Oscar “Namorados Para Sempre” e “O Lugar Onde Tudo Termina”, e em sua minissérie vencedora do Emmy “I Know This Much Is True”. Inbal foi indicada ao prêmio David di Donatello por seu trabalho em “Suspiria”, de Luca Guadagnino, bem como ao Art Directors Guild Awards por “Três Anúncios para um Crime”, de Martin McDonagh, e “A Filha Perdida”, de Maggie Gyllenhaal. Recentemente, ela colaborou com Pedro Almodóvar em “O Quarto ao Lado”, pelo qual foi indicada ao Goya Espanhol.

A apresentação será mediada pelas diretoras de arte Carol Tanajura e Claudia Andrade.

A Semana ABC 2025 acontece de 14 a 16 de maio na Cinemateca Brasileira. Faça o seu credenciamento gratuito e conheça a programação completa.

Conheça as mediadoras:

Carol Tanajura: Diretora de Arte com ampla experiência no mercado, já́ assinou mais de trinta obras audiovisuais, entre elas “Oeste Outra Vez”, prêmio de Melhor longa-metragem Brasileiro no 52o Festival de Cinema de Gramado. Ministra cursos e Oficinas desde 2011. Em 2018 criou a oficina Contínua de Direção de Arte no intuito de formar mão-de-obra para o mercado de trabalho e fortalecer a importância da Direção de Arte Audiovisual. Graduada em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia com especialização em Direção de Arte para Cinema e TV Universidade Estácio de Sá (RJ). Pesquisadora do VISU – Grupo de Pesquisa e Extensão em Arte, Imagem e Visualidades da Cena – UFRB e Membro da BRADA –Diretoras de Arte do Brasil e do PDC – Production Designers Collective e de sua Rede de Pesquisa e Educação.

Claudia Andrade: Diretora de arte, com mais de 10 anos de carreira na indústria cinematográfica, tanto no Brasil quanto no exterior. Seu portfólio diversificado conta com filmes e séries de época, suspenses, romances e projetos biográficos. Dentre os trabalhos mais recentes como production design, destacam-se as séries “Desjuntados” (Amazon Prime), “Olhar indiscreto” (Netflix), “A vida secreta dos casais 2ª T” (HBO Max) e o filme “Escola de Quebrada” (Paramount+), este último indicado ao Emmy Internacional 2024 na categoria Melhor Live-Action infantil. Trabalhou também como diretora de arte nos longas independentes “Pequenas Criaturas ,”Love Kills” e “Talvez uma Histopria de Amor “. Claudia é formada em cinema pela FAAP, estudou teatro na Dalhouse University no Canadá, com Pós-graduação em Production Design na London Film School.

SEMANA ABC

A Semana ABC é um evento anual, aberto ao público, promovido desde 2002, que tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais as novas tecnologias e tendências do mercado de trabalho audiovisual, além de gerar reflexão em torno de temas variados.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CINEMATOGRAFIA

A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro. Hoje são cerca de 450 pessoas associadas e uma série de atividades realizadas, como oficinas e master classes. Por meio de um fórum, da Sessão ABC, Prêmio ABC e da Semana ABC procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.

CINEMATECA BRASILEIRA

A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social. O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.

Total
0
Shares
Ante.
Semana ABC 2025 recebe mesa sobre a nova era dos efeitos de luz na prática com Thiago Cauduro e Godox Knowled
Mesa11 Site 2025

Semana ABC 2025 recebe mesa sobre a nova era dos efeitos de luz na prática com Thiago Cauduro e Godox Knowled

Próx.
Prêmio ABC 2025 homenageia o diretor de arte Marcos Flaksman, ABC
Marcos Flaksman Premioabc

Prêmio ABC 2025 homenageia o diretor de arte Marcos Flaksman, ABC

Recomendado