Sesc SP promove bate-papo “Mulheres no audiovisual: desafios e novos olhares” dia 16/3

Mulheres
Lilian Solá Santiago (esq.) e Chica Andrade participarão do bate-papo no Sesc Vila Mariana. Fotos: Divulgação

No domingo do dia 16 de março, das 15h às 16h30, o Sesc Vila Mariana apresenta o bate-papo gratuito “Mulheres no audiovisual: desafios e novos olhares”. O evento contará com a participação da cineasta, produtora e roteirista Lilian Solá Santiago e da diretora, produtora executiva e roteirista Chica Andrade, que é uma mulher trans.

A mediação será feita pela diretora, produtora e roteirista Fernanda Lomba, fundadora do Instituto Nicho 54, que fomenta carreiras de profissionais negros(as/es) no audiovisual brasileiro. O encontro vai ocorrer na Praça do Sesc Vila Mariana.

A atividade propõe um debate sobre o recente trabalho das mulheres no audiovisual, em um espaço para refletir sobre os desafios, as conquistas e as inovações trazidos(as) pelas profissionais desse setor tão essencial para a cultura do país. O objetivo é aprofundar a conversa sobre novas narrativas, representações e o impacto da presença feminina nas produções audiovisuais contemporâneas.

CONHEÇA AS DEBATEDORAS

Lilian Solá Santiago dedica-se à memória e à identidade afroindígena brasileira. Doutoranda na Universidade de São Paulo (USP), suas obras premiadas já rodaram o mundo. Criadora da Casa da Memória Negra de Salto, também forma novas gerações no audiovisual. Com um olhar sensível, segue fazendo do cinema uma poderosa ferramenta de transformação. Atualmente, produz seu novo filme, “Pega a Laço”.

Chica Andrade é uma travesti brasileira, diretora e corroteirista do curta-metragem “Estamos Todos Aqui”, premiado em 42 festivais, entre eles Melhor Curta no Queer Lisboa e com elegibilidade ao Oscar 2018. Também abriu a Noite do Cinema Brasileiro, promovido na cidade de Cannes, na França. Chica participou de diversos laboratórios nacionais e internacionais, e foi premiada como roteirista no 1º LAB Negras Narrativas e no Diáspora LAB. Foi codiretora da série documental “Segura Essa Pose”, um original da plataforma Globoplay. Entre suas últimas produções, destaca-se o longa documental “House of Hilton”, que narra a trajetória da deputada federal Erika Hilton. Além disso, assina a produção executiva do longa-metragem “Comida de Mentira”, e integra a Associação dos Profissionais Trans do Audiovisual Brasileiro (APTA) e a Rede de Talentos Paradiso.

Total
0
Shares
Ante.
“Ainda Estou Aqui” vence o Oscar de Melhor Filme Internacional
Creditos Aliledaraonawale

“Ainda Estou Aqui” vence o Oscar de Melhor Filme Internacional

Próx.
Até 16/3, CAIXA Cultural RJ recebe a mostra gratuita “As mil noites – o cinema de Paula Gaitán”
Luznostropicos

Até 16/3, CAIXA Cultural RJ recebe a mostra gratuita “As mil noites – o cinema de Paula Gaitán”

Recomendado