Vivendo o futuro

Fotogenesis1

Por Affonso Beato

Quando fui convidado pela primeira vez por Larry Hezzelwood , VP da Panavision, (que veio na Semana ABC 2004 com Allen Daviau), para conhecer a GENESIS na fabrica em Woodland Hills, CA, confesso que fui cheio de pré-conceitos que vinham de minha experiência e conhecimentos das imagens conseguidas pela parceria Sony/Panavision, com a camera HD 900, já em operação nos ultimos cinco anos.

Minhas principais restrições à imagem da HD 900 eram a falta de latitude ( capacidade de reproduzir corretamente o contraste de uma cena) em relação às altas luzes, o que resultava em artefatos (ruidos digitais ), nos contra-luzes e o excesso de profundidade de campo resultante do diametro de 2/3 de polegada do sensor, que acentuava o vídeo-look das imagens produzidas.

Na operação a Sony/ Panavision HD 900 tinha um visor eletronico em preto e branco de baixa definição que prejudicava enormemente o acompanahmento da cena, o gravador produzia ruído sonoro nos closes e a camera tinha que estar ligada com varios e pesados cabos à controles externos.

Pouco a pouco, o engenehiro Nolan Murdock, um dos idealizadores da GENESIS, foi me monstrando que minhas impressões das cameras anteriores não se aplicavam à operação e ao resultado das imagens desta camera nova.

Ao contrário, dos anos anteriores, a Panavision não tentou adaptar uma camera de vídeo existente na Sony para a cinemtografia, mas criou um grupo de trabalho com seus melhores quadros, para desenvolver o projeto da experiencia de cem anos de cinematografia foto-quimica.

Primeiro o sensor da GENESIS foi originalmente projetado com uma area equivalente ao formato Super 35, aceitando então todo o maravilhoso conjunto de lentes Panavision , mantento assim a profundidade de foco com o film-look da cinemtografia tradicional.

Esse sensor foi tambem protegido com dois filtros by-pass para diminuir o excesso de infra-vermelho e ultra-violeta que ocasionavam artefatos e tambem para evitar aliasing.

O sensor tem uma sensibilidade equivalente à 400 ISO, o que faz que a combinação com as objetivas Panavision Primo T 1.9 permitam uma captação noturna igual às emulsões foto-quimicas mais modernas.

O sensor apresenta uma latitude aproximada à 12 stops, equivalente à latitude dos materiais foto-sensíveis atuais.

O sinal do sensor produz uma imagem de 12.4 mega pixels em 10 bit log.

A camera e o gravador acoplados pesam o equivalente à Panavision Milenium XL e podem ser usados para operação de steadycam e/ou camera na mão.

Fotogenesis2

O gravador, que se assemelha à um magazine de 400 pés pode ser colocado no topo ou na traseira do corpo para permitir melhor balanceamento para camera na mão.

O gravador HDCAM-SR , proprietário da Sony/Panavision grava 25 minutos por fita à 24 quadros por segundo.

A camera opera de 1 fps à 50 fps em gravação quadro à quadro, não como na operação de vídeo convencional.

O gravador entrega uma imagem sem compressão 4:4:4 RGB.

O Menu principal permite a simulação de obturação e diversos controles (setups) da imagem, interferindo no contraste e nas cores.O painel pode ser operado fora da camera.

O visor eletrônico é colorido com 1000 linhas de definição e permite a amplificação do sinal em areas escuras ou operação noturna.

A camera opera totalmente independente de contrôles externos permitindo total mobilidade.

O nosso colega Felipe Reinheimer , que tambem conheceu a camera de perto e revisou meus comentários acrescentou:

1 – Como a camera é “user frendly” os assistentes de camera se sentem familiarizados com muito pouco treino devido ao fato de todos os acessorios da GENESIS serem os mesmos de todas as cameras Panavision de pelicula.

2 – O fato de que o problema do back focus não mais existir devido ao tamanho do chip.

3 – O fato da camera poder trabalhar com link unico produzindo uma imagem com compressão 4:2:2 ou trabalhar com link duplo produzindo imagem com pouca ou nenhuma compressão – 4:4:4

4 – O view finder, ao inves de utilizar uma tela LCD, utiliza um micro CRT de alta definicao.

Para mais especificações, acessem ao link:

http://www.panavision.com/product_detail.php?cat=36&id=338

A Panavision produziu dois rolos de demonstração intercalando cenas captadas pela GENISIS e outras captadas por uma Mienium XL 35mm, fotografado por Allen Daviau, que saiu às pressas da Semana ABC 2004 para faze-lo.

Os dois materias foram aplicados à um Internegativo Digital da EFILM e copiados para positivo.

Houve uma mínima correção digital aplicada às cenas.

As mesmas cenas são intercaladas digital-filme-digital e/ou filme-digital-filme no primeiro e segundo rolo e o apresentador pede que você indifique qual é qual.

Na primeira apresentação, há um mês atras, deslumbrado com a qualidade das imagens, errei em 50% das vezes e francamente fiquei espantado com minha pouca possiblidade em reconher as diferenças.

Ontem a apresentação foi repetida para 50 Diretores de Fotografia da ASC (American Society of Cinematographers) à convite do Grupo de Trabalho de Tecnologia e da Panavision.

A mesma enquete foi feita e o mesmo erro cometido estatisticamente, o que prova que estamos vivendo um momento histórico no avanço da tecnologia digital aplicada à cinematografia que logo estaremos experimentando.

Segundo o Bob Harvey, VP de Vendas Internacionais da Panavision, dez cameras serão lançadas no mercado em Março de 2005.

Está praticamente decidida a participação da Panavision na Semana ABC 2005, em São Paulo que traria um dos protótipos existentes e o engenehiro Nolan Murdock para um Seminário sobre a GENESIS exclusivo para os sócios da ABC .

Aguardem!

Total
0
Shares
Ante.
O olhar do fotógrafo(a) – os outros olhos do diretor(a)
Foto 5

O olhar do fotógrafo(a) – os outros olhos do diretor(a)

Próx.
Mestres da Luz I – Eduard Tissé
2992544

Mestres da Luz I – Eduard Tissé

Recomendado