2º Festival Susto! celebra o cinema fantástico e o terror na cidade mineira de Brumadinho

Enterre Seus Mortos Foto O2 Filmes
Cena de “Enterre seus mortos” (2025), dirigido por Marco Dutra e um dos destaques do Festival Susto! Foto: Divulgação/O2 Filmes

A segunda edição do Festival Susto! será realizada entre os dias 27 de outubro e 2 de novembro, na comunidade de Casa Branca, em Brumadinho (MG). O evento exibe uma programação gratuita de filmes que exploram o realismo fantástico, o horror e a ficção científica, incluindo histórias, lendas e inúmeras cosmogonias presentes na cultura brasileira.

As sessões serão híbridas (presenciais e online) e, além das produções mais recentes, o festival dedica espaço a um programa de clássicos do cinema fantástico, relembrando obras que marcaram o início desse gênero na história do audiovisual.

Criado durante a pandemia de covid-19, o Susto! buscou oferecer, naquele período, uma programação para as pessoas em isolamento social. A iniciativa deu certo, e agora ganha uma segunda edição, viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo. A data escolhida coincide com as celebrações do Dia das Bruxas/Dia do Saci (31/10) e o Dia de Finados (2/11), momento em que aumenta a procura por esse tipo de conteúdo audiovisual.

A programação foi pensada para todas as idades, incluindo filmes mágicos e encantados que podem ser apreciados por crianças e suas famílias, e também há filmes de realidade distópica e terror, voltados  para o público adulto.

Segundo a curadora e organizadora Maíz Assumpção, além de haver exibições online, o festival vai ocorrer presencialmente em Brumadinho, onde foi montada uma sala de cinema para a comunidade. “Dessa forma, criamos uma alternativa de entretenimento para pessoas que carecem de atividades culturais e oportunidades de convívio coletivo”, destaca.

Para Assumpção, o cinema fantástico não se limita ao sobrenatural. “Ele está profundamente ligado às nossas lendas, aos mitos e às formas de ver o mundo presentes nas culturas tradicionais e populares. No Brasil, as fronteiras entre o real e o encantado são porosas — o mágico habita o cotidiano”, completa.

As exibições online serão feitas pelo YouTube, e os filmes ficarão disponíveis por 24 horas. Já as sessões presenciais vão ocorrer na Praça São Sebastião (Av. Casa Branca, 975) e na Galeria Cabra (Avenida Casa Branca, 400), em Brumadinho.

Mais informações em instagram.com/sustofantastico.

Total
0
Shares
Ante.
V Encontro de Ideias Audiovisuais é realizado de 23 a 25 de outubro na Cinemateca Brasileira
Ideias

V Encontro de Ideias Audiovisuais é realizado de 23 a 25 de outubro na Cinemateca Brasileira

Próx.
Para homenagear talentos brasileiros, Globo de Ouro anuncia evento inédito no Rio em 2026
Ftorres

Para homenagear talentos brasileiros, Globo de Ouro anuncia evento inédito no Rio em 2026

Recomendado