As cidades gaúchas de Bagé e Sant’Ana do Livramento recebem de 28 de abril a 2 de maio a 17ª edição do Festival Internacional de Cinema da Fronteira. Ao todo, 30 títulos concorrem ao novo Prêmio São Sebastião/Assembleia Legislativa.
Em paralelo, acontece também o laboratório de projetos Sur Frontera WIP LAB, voltado a profissionais do audiovisual. Atividades de formação e apresentações musicais diárias complementam a programação, que é gratuita.
Nesta edição, o evento homenageia Elvira Nascimento, Lúcio Yanel, Maria Luiza Benitez, Nei Lisboa, Paulo Ricardo de Moraes e Sapiran Brito (1947-2025). Já a exibição de longas em competição acontece no Cine 7, precedidas pela projeção de curtas da mostra principal, com atrações no Centro Histórico Vila de Santa Thereza e no Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA).
A mostra competitiva reúne filmes de 18 países, divididos em longas, curtas e curtas de animação, vários deles inéditos. Dos longas, oito são dirigidos por realizadoras ibero-americanas. Além disso, seis produções gaúchas serão exibidas fora de competição, e 11 projetos do Brasil e América Latina concorrerão no Sur Frontera WIP LAB.
Pela primeira vez, o Festival da Fronteira contará com a parceria da Assembleia Legislativa na premiação. Serão concedidos aos(às) realizadores(as) um total de R$ 15 mil, sendo R$ 10 mil ao melhor longa, R$ 2,5 mil ao melhor curta, e mais R$ 2,5 mil ao melhor curta de animação.
A curadoria de longas foi feita por Fatimarlei Lunardelli, Jonas Chadarevian e Roger Lerina. Este ano, o evento recebeu mais de 3,2 mil inscrições (sendo mais de 470 longas) de 120 países.
Confira a programação completa e mais informações em festivaldafronteira.com.br e @festivaldafronteira.