De 9 a 19/4, 31º É Tudo Verdade exibirá 75 documentários de 25 países em SP e no Rio

Tudoverdade
Foto: Divulgação

A 31ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários será realizada em quatro salas de São Paulo e três do Rio de Janeiro entre os dias 9 e 19 de abril. As sessões são gratuitas e vão apresentar 75 documentários de 25 países.

Segundo o diretor-fundador do festival, Amir Labaki, a nova safra de documentários reflete o espírito do tempo como em raros momentos. “É notável a intersecção entre vida privada e história pública. Chama ainda a atenção a divisão do programa entre o retorno de grandes mestres e a revelação de uma nada menos inventiva nova geração”, destaca.

A programação em São Paulo abre com um mergulho na jornada criativa final de David Bowie (1947-2016). “Bowie: O Ato Final”, dirigido por Jonathan Stiasny, será exibido para convidados no dia 8 de abril, às 20h30, na Cinemateca Brasileira.

No Rio, o festival começa também para convidados no dia 9 de abril, às 20h, no Estação NET Rio, com “VIVO 76”, novo filme do pernambucano Lírio Ferreira (de “Árido Movie”, 2005, e “Baile Perfumado”, 1996).

Os filmes em competição deste ano estão divididos em Mostras de Longas e Médias-Metragens Brasileiros, Longas e Médias-Metragens Internacionais, Curtas-Metragens Brasileiros e Curtas-Metragens Internacionais. Os títulos vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação, que será realizada no dia 18 de abril, às 19 horas, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

Todas as produções premiadas serão reapresentadas em sessões especiais, tanto em São Paulo quanto no Rio, no dia 19 de abril. E os quatro filmes vencedores das mostras competitivas estarão automaticamente classificados para apreciação às disputas do Oscar nas categorias de documentário, longa e curta-metragem.

Retrospectiva, homenagens e atividades paralelas

Aos 80 anos, a cineasta Vivian Ostrovsky (nascida em Nova York, criada no Rio de Janeiro e formada em Paris) será tema de uma retrospectiva com curadoria da cineasta e pesquisadora Fernanda Pessoa. Serão apresentados 14 filmes dela, percorrendo quatro décadas de produção e com imagens captadas em mais de dez países. A mostra inclui, ainda, um filme inédito sobre Vivian dirigido por Fernanda.

Além disso, o É Tudo Verdade deste ano presta homenagens a Jean-Claude Bernardet, com a exibição de “Sobre Anos 60” (2000); a Luiz Ferraz e Rubens Crispim Jr., com “Em Nome do Jogo (2025)”; a Silvio Da-Rin, com “Missão 115” (2018); e a Silvio Tendler, com “Os Anos JK: Uma Trajetória Política” (1980).

O festival também vai promover, em parceria com o Sesc, um ciclo de encontros entre realizadores e pesquisadores, que discutirão suas experiências no campo da produção não ficcional contemporânea, nos dias 16 e 17 de abril, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

O evento apresenta ainda, em parceria com a Spcine, uma masterclass com o cineasta Jorge Bodanzky (“Iracema, Uma Transa Amazônica”, 1975) no Centro Cultural São Paulo, onde será exibido “Um Olhar Inquieto: O Cinema de Jorge Bodanzky” (2025), realizado em parceria com Liliane Maia.

Pela primeira vez, o É Tudo Verdade apresentará uma sessão infantil. Na mostra batizada de É Tudinho Verdade, serão exibidos filmes dirigidos por David Reeks e Renata Meirelles sobre o universo das brincadeiras infantis em diferentes regiões do Brasil. As exibições acontecem no CineSesc e na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e no Estação NET Rio 5, no Rio de Janeiro.

No streaming, serão exibidos dez curtas-metragens com exclusividade pelo Itaú Cultural Play.

Mais informações sobre o festival em https://etudoverdade.com.br/br/home/ e @etudoverdadeoficial.

Total
0
Shares
Ante.
Sessão ABC exibe “Baby”, de graça, no dia 25 de abril na Cinemateca Brasileira
Baby

Sessão ABC exibe “Baby”, de graça, no dia 25 de abril na Cinemateca Brasileira

Próx.
De 1º a 5 de abril, Cinemateca Brasileira apresenta mostra Trabalho em Transe
Trabalhoemtranse 2

De 1º a 5 de abril, Cinemateca Brasileira apresenta mostra Trabalho em Transe

Recomendado