Panvision abre inscrições para os Festivais de Cinema 2024

Foto Eduardo Lopes Jpg

Realizadores audiovisuais do Brasil e mais 19 países latino-americanos já podem inscrever seus filmes para os festivais de cinema realizados pela Associação Cultural Panvision. A partir de hoje, 8, estão abertas as inscrições para a terceira edição do Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul – FALA São Chico, e para o 28º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024. Pelo segundo ano, os festivais contam com um Guia de Inscrição unificado, de modo a facilitar o cadastro dos realizadores.

São aceitos filmes finalizados a partir de 2023 ou em pós-produção, no caso da Mostra Work in Progress do FAM. Mas os realizadores precisam ficar atentos na data limite de inscrição, pois cada Festival possui a sua. Para o FALA São Chico, as inscrições vão até o dia 6 de abril. Já para o FAM, os realizadores poderão submeter suas obras até 3 de junho. O 8º Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB 2024, evento de mercado do FAM, também já tem data para abrir as inscrições: 2 de abril..

FALA São Chico

Exclusivo para documentários, o FALA São Chico recebe inscrições para a Mostra Curtas Catarinenses e Latinos e Mostra Infantojuvenil. As produções devem ser curtas-metragens — de 3 a 15 minutos —, produzidos ou coproduzidos por realizadores de países latino-americanos. Em sua última edição, o FALA São Chico recebeu mais de 300 inscrições, exibiu 26 filmes em 13 sessões de cinema, e somou um público de 5.895 pessoas em seus quatro dias de programação.

FAM 2024

Com seis mostras competitivas, o FAM 2024 — festival de cinema mais antigo de Santa Catarina — aceita videoclipes, curtas e longas-metragens de 10 países: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. A temática e gênero cinematográfico das produções é livre, mas a curadoria tem preferência por filmes que gerem debates sobre sustentabilidade social, ambiental ou econômica. Estão com inscrições abertas a Mostra Curtas, Mostra Curtas Catarinense, Mostra Infantojuvenil, Mostra Videoclipe, Mostra Work In Progress – WIP (parte do ECM+LAB), e Mostra Longas (Ficção e Documentário).

A Panvision salienta que a metragem dos filmes aceitos para os Festivais, vai ao encontro do que é estabelecido pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE,  órgão oficial do governo federal do Brasil, cujo objetivo é fomentar, regular e fiscalizar a indústria cinematográfica e videofonográfica nacional, em que Curta-metragem tem duração igual ou inferior a 15 minutos,  e Longa-metragem duração superior a 70 minutos.

 Também destaca que é obrigatório o recurso de Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE) nas obras brasileiras inscritas. Defendendo a experiência do cinema acessível, a Associação Cultural Panvision incentiva o envio do pacote de acessibilidade completo (LSE, Libras e Audiodescrição) das obras que o possuam.

O III FALA São Chico será realizado de 12 a 15 de junho, em São Francisco do Sul, norte de Santa Catarina. E, na capital catarinense, a 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM será  de 05 a 11 de setembro.

As inscrições podem ser feitas através do  www.panvision.com.br, no Sistema de Inscrições. O Guia de Inscrição Unificado completo, com todas as datas, regras e informações dos festivais, também está disponível no site e nas redes sociais.

Total
0
Shares
Ante.
Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina realiza segunda mostra itinerante
Transforma2

Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina realiza segunda mostra itinerante

Próx.
Festival comKids abre inscrições para conteúdos interativos em sua 15.ª edição
Comkids Scaled 1

Festival comKids abre inscrições para conteúdos interativos em sua 15.ª edição

Recomendado