Rede Universitária de Acervos Audiovisuais trabalha para preservação de obras na academia

Ctav
Foto: Divulgação

Criada em 2023, a Rede Universitária de Acervos Audiovisuais (RUAAv) acaba de ganhar uma página na internet, dentro do site da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine). A RUAAv tem o objetivo de estimular ações no campo da preservação audiovisual no âmbito das universidades brasileiras, particularmente nos cursos de cinema, audiovisual, artes e comunicação do país.

No site, podem ser encontradas informações sobre a rede e seus integrantes. Há membros de várias universidades federais (como UFBA, UFRB, UFAL, UFCE, UFES, UFMS, UFMT, UFPB, Unila, UFJF, UFF, UFRJ, UFPR, UFRN, UFPel, UFS e UFSCar), além da Universidade de São Paulo (USP), da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), da Universidade da Região de Joinville (Univille) e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), entre outras instituições de ensino superior.

A RUAAv foi criada durante o XXVI Encontro Anual da Socine, organizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu, em outubro de 2023. No ano passado, foram organizados dois encontros regionais, em Belo Horizonte e Goiânia, e foi realizado um mapeamento dos acervos da rede.

A primeira reunião formal da RUAAv ocorreu no XXVII Encontro Anual da Socine, organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, em outubro de 2024. Nesse encontro, foi formada a primeira Comissão Executiva da RUAAv.

Mais informações em https://www.socine.org/ruaav/.

464376037 1064252058247963 8224736181867619822 N
Primeira reunião formal da RUAAv, durante a Socine na UFMS, em Campo Grande, em 2024. Foto: Divulgação

Total
0
Shares
Ante.
Até 10 de julho, CCSP realiza segunda edição do festival de cinema Território Queer
Baby

Até 10 de julho, CCSP realiza segunda edição do festival de cinema Território Queer

Próx.
22º Festival Internacional de Cinema Infantil terá programação online e presencial no RJ em julho
Curta A Arca Do Ziraldo

22º Festival Internacional de Cinema Infantil terá programação online e presencial no RJ em julho

Recomendado