O segundo dia da Semana ABC 2025, 15 de maio, encerra com a mesa “Produção Virtual e Inteligência Artificial na Cinematografia Contemporânea”, às 18h30, que contará com a mediação da Gerente de Efeitos Visuais na Amazon MGM Studios, Cassiana Umetsu.
O debate proposto buscará responder de que forma essas tecnologias ajudam a expandir os limites do que é possível na produção cinematográfica. A mesa ilustrará algumas de suas possibilidades expressivas, comentando sua utilização na série “Senna”, no filme “O Auto da Compadecida 2” e na publicidade. Com a participação de Carlos Vecchi, head de produção virtual, Claudio Peralta, diretor, e Marcelo Siqueira (Sica), ABC, supervisor de efeitos visuais e diretor.
A Semana ABC 2025 acontece de 14 a 16 de maio na Cinemateca Brasileira. Faça o seu credenciamento gratuito e conheça a programação completa.
Conheça as pessoas participantes:
Cassiana Umetsu: Profissional premiada do audiovisual especializada em pós-produção e efeitos visuais. Membro da Academia do Emmy e VES, lidera a produção de VFX da Amazon Prime Video na América Latina. Com experiência em empresas como Media.Monks e Rede Globo, fundou o setor de correção de cor na Vetor Zero. É trilingue e graduada pela UnB, com pós pela USP.
Carlos Vecchi: Profissional reverenciado na indústria cinematográfica brasileira, conhecido por sua trajetória inovadora desde 1989. Destacou-se com a produção de “CASSIOPEIA” em 1996, o primeiro filme totalmente em 3D. Na O2 Filmes, atuou na finalização e supervisão de VFX e na na implementação de cinema digital e color grading na O2 Filmes. Atualmente Co-fundador da 555 Studios atuando como HEAD DE VIRTUAL PRODUCTION e pioneiro na implantação do sistema CARLED no Brasil.
Claudio Peralta: Assina a Supervisão de Efeitos Visuais de mais de 20 Longas Metragens. Entre seus últimos trabalhos estão a Supervisão de Efeitos de “Ainda Estou Aqui”, “Vitória” e “O Auto de Compadecida 2”, filme que também assina como Produtor Executivo. Como diretor, atendeu à clientes como Johnny Walker, Asus, Grendene, Telefonica, Brahma, TV Globo, World Health Organization, além de aberturas para longa metragens e séries. Também dirigiu junto com Andrucha Waddignton um dos filmes da cerimonia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016. Recentemente dirigiu duas temporadas da série animada “Planeta Palavra”, que é uma versão brasileira de “Word World”, série mundialmente premiada.
Marcelo Siqueira (Sica), ABC: Premiado especialista em VFX e pós-produção, é fundador da Mistika e membro da ABC, VES e Academia Brasileira de Cinema. Com 7 prêmios e 27 indicações, atuou em projetos como Senna (Netflix) e Jezabel. Pioneiro em tecnologias digitais, lidera grandes equipes e entrega produções de alto padrão no Brasil e no exterior.
SEMANA ABC
A Semana ABC é um evento anual, aberto ao público, promovido desde 2002, que tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais as novas tecnologias e tendências do mercado de trabalho audiovisual, além de gerar reflexão em torno de temas variados.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CINEMATOGRAFIA
A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro. Hoje são cerca de 450 pessoas associadas e uma série de atividades realizadas, como oficinas e master classes. Por meio de um fórum, da Sessão ABC, Prêmio ABC e da Semana ABC procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.
CINEMATECA BRASILEIRA
A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social. O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.