6º Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação divulga filmes selecionados e programação completa

Lanterna Magica 3 Creditos Nathalia Mendes
Foto: Nathalia Mendes

Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação chega a sua 6ª edição em 2024 repleto de novidades. A lista dos filmes selecionados e a programação completa foram anunciadas em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (26) e estão disponíveis abaixo. O festival, que promove exibições de filmes de todo o mundo, palestras, debates, oficinas e consultoria para projetos, vai acontecer entre os dias 19 e 24 de março (terça-feira a domingo), no CineX, cinema que fica no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.

Toda a programação do evento tem entrada gratuita, incluindo as sessões de cinema. Por esse motivo, essa pode ser a oportunidade para quem ainda não conhece os cinemas CineX ter uma experiência na sala, reiterando o objetivo do festival de ser um espaço de democratização do acesso à cultura e de ocupação de diferentes locais e regiões da cidade. O festival já passou anteriormente por espaços como o Cine Cultura e o Lyceu de Goiânia, aportando desta vez em uma sala comercial.

A novidade desta edição é que, além das mostras, o festival conta com uma série de ações que deixaram a programação ainda mais robusta. O calendário de atividades foi dividido em três eixos principais: exibição, que inclui as mostras mencionadas acima; mercado, com o Lanterna Film Market, que irá promover estudos de casos, palestras, debates e encontros entre profissionais da animação; e o Lanterna Educa, com atividades de formação e exibições educativas em escolas públicas da capital.

O festival também anuncia como novidade a criação do prêmio da imprensa, um convite aos jornalistas e críticos de cinema a votarem após cada exibição das mostras competitivas.

Ponto de encontro

Divulgar o mercado brasileiro e mundial de animação, promover encontros e conexões entre outros Estados e países, ocupar espaços e fomentar o acesso à cultura. O Lanterna Mágica chega a 2024 consolidado como um dos principais festivais do gênero e celebra a sua 6ª edição com um grande encontro entre realizadores ao longo da programação.

Desta vez, todos os realizadores nacionais estarão presentes a convite do festival, além de alguns nomes internacionais selecionados para as mostras. “Essa é uma edição muito marcante para mim. Além de ser a primeira em que eu assumo a direção sozinha, também é a primeira vez que tenho condições de trazer todos os realizadores para o festival. Um festival é feito não só de exibição de filmes, mas também de encontros, de networking, de momentos de trocas com quem está fazendo esse tipo de produção em Estados diferentes e em outros lugares do mundo”, destaca Camila Nunes, idealizadora e diretora do Lanterna Mágica.

Lanterna Educa

Pela primeira vez, o Lanterna Mágica inclui uma vertente inteiramente voltada para ações educativas. A exibição de mostras especiais para escolas da rede pública de ensino já aconteceu anteriormente, mas nesta edição o projeto conta com atividades de formação específicas.

Uma delas é a Oficina de Storyboard, com o diretor e roteirista Guto Bicalho, realizador dos curtas premiados “Sangro” e “Fuga Animada”. A oficina, com quatro encontros, irá ensinar sobre narrativa e conceitos básicos de cinema, além de desenvolver na prática o storyboard completo de um filme.

Já a Oficina de Produção de Animação tem como público-alvo professores da rede pública e será ministrada por Isabela Veiga, que atua em edição, animação, produção executiva e assistência de direção. A atividade visa capacitar professores para que possam trazer para a sala de aula a linguagem do cinema e da animação, despertando novos olhares criativos em seus alunos.

Também faz parte do Lanterna Educa o Hospital de Projetos, que irá servir como um laboratório de desenvolvimento de animações, com consultorias e mentorias para os trabalhos inscritos.

Mostra africana

Em busca da promoção de intercâmbios intercontinentais, o Lanterna Mágica apresenta a Mostra de Animação Africana em parceria com o Festival Animage, de Pernambuco. “O que mais me chamou atenção e me fez admirar o Animage foi essa mostra de animação africana. É muito do que eu acredito, do que eu pesquiso, do que eu sou e do que trago como bagagem, que é essa conexão da diáspora da mulher negra”, diz Camila Nunes.

Além disso, a diretora do festival destaca a Mostra Gondwana, que reúne filmes dos outros países de África e Américas, com foco na animação feita por pessoas racializadas nesses países, incluindo os povos originários. “Gondwana, então, significa a retomada da união desses dois territórios”, aponta.

O festival

Desde 2017 movimentando a cena do audiovisual goiano, o Lanterna Mágica ocupa diferentes espaços culturais da capital conectando produtores de animação e ampliando a visibilidade do gênero. Todos os anos, os filmes inscritos passam por uma curadoria oficial realizada por especialistas da área, integrando a programação de mostras competitivas, não competitivas e especiais.

O Lanterna Mágica atualmente é uma realização de Camila Nunes, produtora audiovisual, e da produtora goiana Baloo Filmes.

Sobre Camila Nunes

Camila Nunes é uma mulher negra que se destaca como figura influente na produção audiovisual e na educação cinematográfica. Nascida na Bahia e formada em Cinema pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), ela encontrou sua paixão pela área audiovisual desde jovem, desenvolvendo um amor especial pela animação.

Sua jornada entre o eixo Bahia-Goiás a levou a se tornar uma produtora jovem e renomada, comprometida em trazer mudanças positivas para o mundo através da arte e da educação. Ela acredita que a animação é uma ferramenta única, capaz de transmitir mensagens complexas de maneira acessível, ideal para alcançar as mentes jovens em formação.

6º Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação
Data: 19 a 24 de março de 2024
Local: Cinemas CineX, Centro Cultural Oscar Niemeyer
Informações: @lanternamagicafestival 
Lista dos filmes selecionados: acesse aqui

Total
0
Shares
Prev
BrasilianaTV: streaming com conteúdo 100% nacional estreia na Claro tv+
Unnamed 2024 03 05T152134.216

BrasilianaTV: streaming com conteúdo 100% nacional estreia na Claro tv+

Next
3º Festival Internacional de Cinema de Itabaiana traz diversidade Cinematográfica em Destaque
Festival Internacional De Cinema De Itabaiana4

3º Festival Internacional de Cinema de Itabaiana traz diversidade Cinematográfica em Destaque

Recomendado