6º Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação divulga filmes selecionados e programação completa

Lanterna Magica 3 Creditos Nathalia Mendes
Foto: Nathalia Mendes

Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação chega a sua 6ª edição em 2024 repleto de novidades. A lista dos filmes selecionados e a programação completa foram anunciadas em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (26) e estão disponíveis abaixo. O festival, que promove exibições de filmes de todo o mundo, palestras, debates, oficinas e consultoria para projetos, vai acontecer entre os dias 19 e 24 de março (terça-feira a domingo), no CineX, cinema que fica no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.

Toda a programação do evento tem entrada gratuita, incluindo as sessões de cinema. Por esse motivo, essa pode ser a oportunidade para quem ainda não conhece os cinemas CineX ter uma experiência na sala, reiterando o objetivo do festival de ser um espaço de democratização do acesso à cultura e de ocupação de diferentes locais e regiões da cidade. O festival já passou anteriormente por espaços como o Cine Cultura e o Lyceu de Goiânia, aportando desta vez em uma sala comercial.

A novidade desta edição é que, além das mostras, o festival conta com uma série de ações que deixaram a programação ainda mais robusta. O calendário de atividades foi dividido em três eixos principais: exibição, que inclui as mostras mencionadas acima; mercado, com o Lanterna Film Market, que irá promover estudos de casos, palestras, debates e encontros entre profissionais da animação; e o Lanterna Educa, com atividades de formação e exibições educativas em escolas públicas da capital.

O festival também anuncia como novidade a criação do prêmio da imprensa, um convite aos jornalistas e críticos de cinema a votarem após cada exibição das mostras competitivas.

Ponto de encontro

Divulgar o mercado brasileiro e mundial de animação, promover encontros e conexões entre outros Estados e países, ocupar espaços e fomentar o acesso à cultura. O Lanterna Mágica chega a 2024 consolidado como um dos principais festivais do gênero e celebra a sua 6ª edição com um grande encontro entre realizadores ao longo da programação.

Desta vez, todos os realizadores nacionais estarão presentes a convite do festival, além de alguns nomes internacionais selecionados para as mostras. “Essa é uma edição muito marcante para mim. Além de ser a primeira em que eu assumo a direção sozinha, também é a primeira vez que tenho condições de trazer todos os realizadores para o festival. Um festival é feito não só de exibição de filmes, mas também de encontros, de networking, de momentos de trocas com quem está fazendo esse tipo de produção em Estados diferentes e em outros lugares do mundo”, destaca Camila Nunes, idealizadora e diretora do Lanterna Mágica.

Lanterna Educa

Pela primeira vez, o Lanterna Mágica inclui uma vertente inteiramente voltada para ações educativas. A exibição de mostras especiais para escolas da rede pública de ensino já aconteceu anteriormente, mas nesta edição o projeto conta com atividades de formação específicas.

Uma delas é a Oficina de Storyboard, com o diretor e roteirista Guto Bicalho, realizador dos curtas premiados “Sangro” e “Fuga Animada”. A oficina, com quatro encontros, irá ensinar sobre narrativa e conceitos básicos de cinema, além de desenvolver na prática o storyboard completo de um filme.

Já a Oficina de Produção de Animação tem como público-alvo professores da rede pública e será ministrada por Isabela Veiga, que atua em edição, animação, produção executiva e assistência de direção. A atividade visa capacitar professores para que possam trazer para a sala de aula a linguagem do cinema e da animação, despertando novos olhares criativos em seus alunos.

Também faz parte do Lanterna Educa o Hospital de Projetos, que irá servir como um laboratório de desenvolvimento de animações, com consultorias e mentorias para os trabalhos inscritos.

Mostra africana

Em busca da promoção de intercâmbios intercontinentais, o Lanterna Mágica apresenta a Mostra de Animação Africana em parceria com o Festival Animage, de Pernambuco. “O que mais me chamou atenção e me fez admirar o Animage foi essa mostra de animação africana. É muito do que eu acredito, do que eu pesquiso, do que eu sou e do que trago como bagagem, que é essa conexão da diáspora da mulher negra”, diz Camila Nunes.

Além disso, a diretora do festival destaca a Mostra Gondwana, que reúne filmes dos outros países de África e Américas, com foco na animação feita por pessoas racializadas nesses países, incluindo os povos originários. “Gondwana, então, significa a retomada da união desses dois territórios”, aponta.

O festival

Desde 2017 movimentando a cena do audiovisual goiano, o Lanterna Mágica ocupa diferentes espaços culturais da capital conectando produtores de animação e ampliando a visibilidade do gênero. Todos os anos, os filmes inscritos passam por uma curadoria oficial realizada por especialistas da área, integrando a programação de mostras competitivas, não competitivas e especiais.

O Lanterna Mágica atualmente é uma realização de Camila Nunes, produtora audiovisual, e da produtora goiana Baloo Filmes.

Sobre Camila Nunes

Camila Nunes é uma mulher negra que se destaca como figura influente na produção audiovisual e na educação cinematográfica. Nascida na Bahia e formada em Cinema pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), ela encontrou sua paixão pela área audiovisual desde jovem, desenvolvendo um amor especial pela animação.

Sua jornada entre o eixo Bahia-Goiás a levou a se tornar uma produtora jovem e renomada, comprometida em trazer mudanças positivas para o mundo através da arte e da educação. Ela acredita que a animação é uma ferramenta única, capaz de transmitir mensagens complexas de maneira acessível, ideal para alcançar as mentes jovens em formação.

6º Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação
Data: 19 a 24 de março de 2024
Local: Cinemas CineX, Centro Cultural Oscar Niemeyer
Informações: @lanternamagicafestival 
Lista dos filmes selecionados: acesse aqui

Total
0
Shares
Ante.
BrasilianaTV: streaming com conteúdo 100% nacional estreia na Claro tv+
Unnamed 2024 03 05T152134.216

BrasilianaTV: streaming com conteúdo 100% nacional estreia na Claro tv+

Próx.
3º Festival Internacional de Cinema de Itabaiana traz diversidade Cinematográfica em Destaque
Festival Internacional De Cinema De Itabaiana4

3º Festival Internacional de Cinema de Itabaiana traz diversidade Cinematográfica em Destaque

Recomendado