A ABC lamenta profundamente a perda do diretor de arte, cenógrafo e associado efetivo Tulé Peake, ABC (1957-2026), aos 69 anos, ocorrida nesta terça-feira (9), no Rio de Janeiro.
Nascido na capital paulista, Peake era formado em arquitetura pela Faculdade Brás Cubas e começou a trabalhar em publicidade nos anos 1970. Assinou a cenografia e/ou a direção de mais de mil comerciais (muitos deles, para grandes marcas), e também teve passagens por várias emissoras de TV.
Iniciou sua carreira no cinema em Os matadores (1997), de Beto Brant. Ao longo de sua atividade profissional, trabalhou em grandes produções, como Domésticas (2001), de Fernando Meirelles e Nando Olival; Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles; Casa de areia (2005), de Andrucha Waddington; O maior amor do mundo (2006), de Cacá Diegues; Tropa de elite (2007), de José Padilha; Ensaio sobre a cegueira (2008), de Fernando Meirelles; A suprema felicidade (2010), de Arnaldo Jabor; e Serra Pelada (2013), de Heitor Dhalia; entre outros filmes.
Peake trabalhou também em séries como Betinho – No Fio da Navalha (Globoplay), dirigida por André Felipe Binder e Julio Andrade; Arcanjo Renegado 5ª Temporada (Globoplay), de Lucas Villamarim; O Jogo que Mudou a História (Globoplay), de Heitor Dhalia; Pico da Neblina 1ª e 2ª Temporadas (HBO), de Quico Meirelles; A Névoa (HBO), de Fabio Mendonça; Nada Será Como Antes (Globo), de José Luiz Villamarim; Malasartes e o Duelo com a Morte (Globo), de Paulo Morelli; e Felizes Para Sempre? (Globo), de Fernando Meirelles. Antes de falecer, Peake estava gravando a série Delegacia de Homicídios (da AfroReggae Audiovisual para a Disney+).

Pela direção de arte de Ensaio sobre a cegueira, coprodução internacional selecionada para a abertura e competição do Festival de Cannes 2008, Peake conquistou o Prêmio Grande Otelo 2009, concedido pela Academia Brasileira de Cinema.
Além disso, recebeu o Prêmio ABC de Melhor Direção de Arte por: Cidade de Deus, Casa de areia, A suprema felicidade e Serra Pelada.
Em 2019, conquistou o Kikito de Melhor Direção de Arte no 47º Festival de Gramado, por seu trabalho no longa “Veneza”, dirigido por Miguel Falabella.
Segundo o jornal O Globo, o velório de Peake vai ocorrer nesta quarta-feira (10), a partir do meio-dia, nas Casas Casadas, em Laranjeiras, zona sul do Rio.
Em nome de todas as suas associadas e seus associados, a ABC manifesta suas mais sinceras condolências aos filhos, demais familiares e amigos de Tulé Peake, ABC.